Minimalismo

Dicas infalíveis e coerentes sobre como passar o mais ileso possível pelos descontos de black friday

Apesar de estar inserido na categoria – esse não é um texto sobre minimalismo. Esse é um texto sobre compras conscientes.

Também é um texto para te falar pela trigésima quinta vez para você parar de gastar seu dinheiro com coisas que não cabem no seu bolso e que você não precisa.

Existe uma linha muito tênue entre o celular ser um facilitador da nossa vida e uma arma nas nossas mãos. Tá.. Talvez arma seja meio demais – o que quero dizer é que é muito, mas muito fácil – por termos um aparelho que é praticamente uma extensão do nosso corpo, somada a uma conexão à internet 24 horas por dia – nos afundarmos em contas gigantescas em nossos cartões de crédito em apenas alguns cliques.

As promoções que rolam no comércio no final do mês de Novembro não são novidades. A Black Friday costuma chamar atenção por conta das suas promessas de descontos altíssimos e pagamentos facilitados. É lógico que todos gostamos de uma promoção – eu amo uma promoção, mas existem algumas coisas que nós como os consumidores cientes e controlados que somos (kkkkkk – risos) podemos fazer para não cair nas famosas ciladas de “black fraude” – afinal de contas o nosso suado dinheirinho não nasce na árvore (pelo menos, o meu não).

As lojas fazem outras promoções durante o ano.

Eu sei que os descontos parecem ser muito bons. Reduções de 40, 50 e até 70% nos valores originais chamam nossa atenção. O grande ponto de alerta aqui é que – se você é um consumidor ligado, principalmente no comércio online, já sabe que durante o ano rolam algumas outras promoções grandes. Elas costumam acontecer em trocas de estação, renovação de coleções, datas comemorativas do próprio comércio e aniversários das lojas.

Então, é importante entender, se por acaso, aquele produto que parece estar super barato agora, não esteve com o preço muito melhor em outro período. Além disso, vira e mexe recebemos em nossos e-mails alguns vouchers de descontos e promoções exclusivas para quem compra via aplicativo ou site – sim, pode apostar que naqueles 2874 e-mails não lidos – tem alguma promoção esperando por você.

Dito isso – cuide para não se deixar levar pelo momento. É grande a fama de algumas lojas em subir os preços algumas semanas antes da Black Friday, fazendo com que o consumidor acredite estar pagando um valor super baixo, quando, na verdade, aquele produto está custando exatamente o seu valor normal.

Uma lista - faça uma lista.

Às vezes somos levados pelo nosso lado consumista. São tantas as placas de descontos, anúncios nas redes sociais e e-mails sobre promoções surreais chegando na caixa de entrada que eu preciso concordar – é complicado resistir.

É difícil ter a possibilidade de aumentar e diminuir o limite dos nossos cartões utilizando poucos comandos do nosso celular e conseguir manter o autocontrole sobre o que estamos comprando – principalmente quando os preços são muito bons e as promoções não são uma fraude.

Você não precisa ter um estilo de vida minimalista, mas se eu pudesse te dar uma dica de ouro – ela seria: faça uma lista. Tenha em mente e passe para o papel tudo que você gostaria de adquirir neste período de promoções. Talvez seja uma ótima oportunidade para além de comprar coisas para si mesmo, adquirir alguns presentes de Natal ou aquela lembrancinha do amigo secreto da firma.

Se você não tiver uma lista de coisas que gostaria de comprar (simplesmente porque gostaria de comprar tudo kkkk) – liste as lojas e tipos de produtos que fazem com que você fique horas no scroll automático no celular. Liste as coisas que você gosta ou liste as coisas que você acredita que estarão com um preço bom.

Pode ser que você não consiga encontrar tudo que está procurando e que nem todos os preços sejam tão convidativos assim, mas ter uma lista faz com que exista um certo foco na hora de dar uma olhadinha nas promoções.

Novamente – não se deixe levar pelo momento. Compre coisas que fazem sentido, que você vai usar e que serão úteis. Não fica juntando tralhas e mais tralhas dentro da sua casa só porque elas estavam “baratas”.

É aquela coisa – se você não comprar nada, o desconto é maior. (Frase dedicada aos fãs de Todo Mundo Odeia o Chris)

Pesquise os preços.

Lembre-se que a grande maioria das lojas está com bons descontos e que você não precisa comprar na primeira que aparecer. Se você tiver um ponto focal (as listas do item acima), será muito mais fácil pesquisar os valores e opções entre as lojas.

Não esqueça de considerar na sua pesquisa o custo do frete e o tempo de entrega no caso de compras online.

Um olho no cashback e outro nos pontos do cartão.

Desde que uma amiga me deu uma aula sobre o assunto virei uma grande entusiasta dele. Já que estamos gastando, porque não entendermos se nosso cartão e banco não possuem algum programa de benefícios?

Pode ser que as vantagens sejam muito melhores para aqueles clientes que possuem faturas mais altas no cartão e que nossos pontos acumulados não sejam suficientes para fazermos viagens paradisíacas – mas talvez, eles bastem para custear parte de uma viagem de férias ou de um passeio diferente que nos programamos para fazer. Além disso, muitos programas permitem a troca de pontos por cashback – o famoso dinheiro de volta.

O ponto aqui não é focar nas coisas grandes, mas sim focar naquelas coisas que poderíamos estar ganhando e que estamos perdendo – muitas vezes – por falta de interesse.

Precisa mesmo parcelar?

Na verdade, eu não quero questionar se você precisa parcelar suas compras – sei que na maior parte das vezes não dá pra não parcelar… o ponto aqui é parcelar de uma maneira não estúpida.

Não esqueça das confraternizações que estão por vir, da comemoração do hexa (eu acredito), daquele rolê agendado na praia e das despesas fixas que tem todo começo de ano (os impostos – os famosos impostos).

Cuida pra não estender parcelas de aquisições feitas no mês de novembro até fevereiro, março ou abril do ano que vem e transformar o seu começo de ano em um caos financeiro.

No mais – não se desespere. Essas não são as primeiras e com certeza não serão as últimas promoções que você verá no mercado. Se por acaso você não conseguir o celular golden pro max retriever (isso não existe – eu inventei) ou a fritadeira mágica sem óleo (spoiler: o forno faz praticamente a mesma coisa) por valores melhores… calma. Se for algo que você estiver querendo muito…  mantenha no seu radar de buscas online (tipo naquele tempinho que você fica rolando o feed do instagram). Com certeza aparecerão outras boas oportunidades – e talvez isso aconteça mais cedo do que você imagina – segura esse dinheiro e não sai gastando com blusinha.

Ao comprar de forma mais consciente, além de respeitarmos o nosso dinheiro, respeitamos nosso tempo. Não comprometa todo seu décimo terceiro salário ou seu bônus de final de ano comprando coisas. Lembre-se daqueles sonhos maiores (aqueles que exigem investimentos altos) e de se organizar para ter uma reserva financeira para emergências.

Lembre-se de fazer escolhas sensatas – principalmente as que envolvem dinheiro.

Gosta dos meus textos? Deixa um comentário pra eu saber 🙂 Me segue lá no instagram – tem muito post legal (pelo menos eu tento, juro).

Imagem autoral de Claudio Schwarz retirada do banco de imagens público Unsplash. Disponível no link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *