Relacionamentos

“Amigos por uma razão. Amigos por um momento. Amigos para uma vida.”

Um tempo atrás escrevi uma breve reflexão em forma de post no instagram que foi feita de forma super despretensiosa e relativamente rápida, mas que foi tão elogiada e compartilhada, que decidi transformá-la em um texto maior – com o objetivo de escrever tudo que gostaria e que tenho para falar sobre o assunto.

Os posts no instagram são ótimos para conteúdos compartilháveis e breves porque as pessoas estão ali para consumir algo de forma mais rápida – é difícil prender alguém numa leitura muito longa ou até em um reels que possui muita informação.. Então o lugar que tenho para me estender mais é o blog. As pessoas que chegam até aqui já sabem que precisam dedicar um tempo maior para consumir o conteúdo por completo.

Existe uma frase em inglês (que eu não faço ideia de quem falou ela primeiro): “Friends for a reason, friends for a season, friends for a lifetime” – que pode ser traduzida como: “amigos por uma razão, amigos por um momento, amigos por uma vida” – que explica de uma forma extremamente didática o que escrevo ha meses sobre as amizades que não fazem mais sentido.

Fazemos diversos amigos ao longo das nossas vidas, mas nem todos eles permanecem conosco. Ingenuidade nossa acreditar que eles ficariam – que nós ficaríamos. O cenário muda, a vida flui, coisas novas aparecem.. e mesmo acreditando que não, somos tão suscetíveis às mudanças e tão adaptáveis a elas que conforme a vida vai tomando o seu rumo, algumas amizades já não se encaixam com o que nós nos tornamos. Isso não é necessariamente ruim – não significa que agora nós nos odiamos.

No passado eles eram amigos, foram pessoas muito especiais e provavelmente dividiram conosco épocas extremamente significativas. Alguma razão ou momento da nossa vida fez com que estivéssemos juntos.

Sejam os amigos da época da faculdade, os quais nos identificamos por fazer parte de algum grupo ou por termos alguma necessidade em comum.. Amigos da escola, que vivíamos um na casa do outro.. Amigos-vizinhos, os do trabalho, a galera do grupo de jovens, o pessoal da academia..

É importante admitirmos e darmos o devido valor aos amigos que já não são mais tão presentes, mas que de alguma forma – em algum momento – foram muito importantes para nós.

Não é porque nos afastamos que aquela amizade não foi verdadeira. Hoje ela só não faz mais sentido – e tudo bem.

Num passado não muito distante, quando pensava sobre esse assunto, costumava me sentir muito mal. Me questionava “porque amigos que eram tão amigos – hoje simplesmente não são mais amigos?”.. Tomava a iniciativa nas conversas e puxava assuntos que não saiam do lugar.. Aceitava convites para cafés e muitas vezes entre um silêncio e outro me perguntava o que estava fazendo ali.. muitas vezes eu me sentia na obrigação de dar uma certa “satisfação” da minha vida para essas pessoas..

Hoje eu lido com esse assunto de uma forma um pouco diferente – hoje consigo facilmente identificar quais são os amigos da vida e quais são os amigos do momento ou os amigos por uma razão.

Não é errado terminar uma amizade. Errado é insistir em manter amigos que fizeram parte do que éramos lá atrás, mas que não cabem nas nossas vidas de hoje.

Errado é compartilhar planos e situações muito íntimas com quem não está 100% conosco.

Errado é colocar expectativas gigantescas em pessoas que não são mais tão importantes para nós e que também não nos consideram mais tão importantes.

Amizades que não são para uma vida, acabam se afastando de uma forma gradual e extremamente natural. Seja honesto consigo mesmo e pare de uma vez por todas de insistir.

A coisa mais sensata que temos a fazer é permitir que cada um siga o seu caminho, para que possamos lembrar com carinho do momento ou razão que nos uniu e de tudo que vivemos juntos – para que essa situação não se transforme num fardo e exija de nós mais energia do que o necessário.

As amizades que são pra vida contém algo especial.. é como se desde o começo elas fossem diferentes – por isso penso que, no fundo, sabemos quem são elas. Uma amizade pra vida vence o tempo, a distância, o dinheiro, a diferença de opinião.. ela vence as mudanças bruscas da vida.

É aquela troca extremamente verdadeira, de uma pessoa que fecha com a gente, de uma maneira quase inexplicável.

Hoje é muito claro que amigos que são pra vida estão sempre por aqui. São os amigos que nos sentimos seguros em dividir um sonho.. que nos sentimos confortáveis quando o silêncio chega.. são aqueles que querem genuinamente o nosso bem e que não medem esforços para abrir os nossos olhos quando necessário.

Tudo bem se certos amigos não ficaram. Tudo bem se nós, como amigos, não ficamos. Não dá pra viver acreditando que dividimos momentos com amizades que não mereciam ou que não se importavam. Em vez disso, podemos guardar os bons momentos – aqueles que devem ser guardados.

Eu te garanto que novas amizades de momento surgirão e que ainda faremos grandes amigos para a vida.

Desapegue do que passou e se permita viver o hoje, com aqueles que fazem parte do agora – e com aqueles que você sabe que estarão lá no futuro.

Gosta dos meus textos? Que tal deixar um comentário aqui em baixo?! 🙂 Adoro conhecer e conversar com as pessoas que acompanham o que eu escrevo. Aproveita pra me seguir lá no Instagram @ahelenameyer_ – os textos do blog geralmente viram reflexões menores lá no feed!

Imagem de capa autoral de Priscilla Du Preez, retirada do banco de imagens gratuito e público Unsplash. Disponível no link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *